Empresa Produtos Novidades Prémios Museu Contactos

New Page 1

Empresa

 

 

Coimbra de Mattos, Lda:








 

 



História da Sociedade e Quintas


1 - A família Coimbra de Mattos, tendo optado pelo engarrafamento e comercialização dos vinhos produzidos apenas com uvas das suas propriedades, constituiu em 1986 a Sociedade "Aida Coimbra Ayres de Mattos e Filhos, Lda.", com o estatuto de "vitivinicultor-engarrafador", com sede na Casa da Calçada, Rua da Calçada, Freguesia de Galafura, do Concelho de Peso da Régua.

O ramo Ayres de Mattos, originário e residente em Galafura há mais de sete gerações, é descendente do casal Francisco Ayres de Carvalho e Maria de Mattos, que aí residiu no século XVII e sempre se dedicou à vitivinicultura.

Em 2005 a empresa adoptou o nome simplificado de COIMBRA DE MATTOS, LDA.

2 - Na Região Demarcada do Douro tem 60 hectares de vinha, toda mecanizada, 50 na Freguesia de Galafura, Concelho de Peso da Régua e 10 na Freguesia de Guiães, Concelho de Vila Real.

Na cidade da Lixa, concelho de Felgueiras, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, sub-região de Sousa, possui a Quinta dos Quintais com cerca de 3 hectares de vinha da casta Azal branco, pertença do ramo Coimbra.

3 - As castas tintas cultivadas são: Bastardo, Mourisco, Tinta Amarela (Trincadeira), Tinta Barroca, Tinta Francisca, Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz (Aragonês). As castas brancas são: Arinto, Gouveio ou Verdelho, Malvasia Fina, Rabigato, Síria e Viosinho.

Toda a área vitícola é cultivada segundo as normas de produção integrada.

4 - Toda a vinificação tem lugar na "Adega do Rosca", em Galafura, construída em 1917 por direcção e risco de António Ayres de Mattos, pai dos actuais donos, modernizada e ampliada em 1966 e 1990.

5 - Vinificação em cubas argelinas com autolixiviação  e cubas inox pneumáticas, todas com temperatura controlada.

Estágio variável em cascos de carvalho, aço inox  e tonéis de castanho.

6 - Os Vinhos do Porto são comercializados com a marca VALRIZ (nome de uma vinha com 2,5 hectares designada por Fragão ou Valriz  (contracção de Vale da Perdiz pela abundância de perdizes aí existentes). Temos toda a gama de Vinhos do Porto das Categorias Especiais e ainda os correntes Tawny, Ruby, Branco Meio Doce e Branco Leve Seco.

O Vinho DOC Douro é comercializado com as marcas "Quinta dos Mattos e Quinta da Laceira".

O Vinho Regional Duriense com a marca "Quinta das Condessas".

O Vinho de Mesa com a marca "Adega do Rosca".

7º - A gerência está a cargo de José Coimbra Aires de Matos, a produção de Rui Meireles e a enologia de Jean Hugues Gros.

 

 

Coimbra de Mattos @ 2009 - Todos os direitos reservados                                                          Desenvolvido por: Justweb.pt