Empresa Produtos Novidades Prémios Museu Contactos

New Page 1

 

 

Museu Adega das Giestas Negras

    A Adega das Giestas Negras tem a particularidade de ser uma das adegas, em xisto, mais antigas do País. O nome da Adega - Giestas Negras - diz respeito a um arbusto (giesta roxa) que existia em abundância naquele local. Construída em MDLXXV (1575), data gravada na padieira da porta, possui dois lagares e uma dorna, todos em xisto, tendo um dos lagares capacidade para 12 pipas (o normal da época era de 4 a  6 pipas). Tem ainda uma prensa de fuso com cerca de oito metros de comprimento, em madeira de castanho, com mais de 300 anos, que servia para "esmagar as uvas".

                           

    Foi esta adega que deu o emblema para o rótulo do Vinho do Porto VALRIZ, assim como a medalha obtida por Cristóvão Ayres de Mattos na Exposição Internacional de Paris, em 1900.

                         

   Sempre esteve na posse da Família do ramo Ayres de Mattos, cujo sonho era proceder à sua restauração, o que veio a acontecer em 2006, graças à ajuda concedida pela Associação do Douro Histórico por intermédio do Programa Leader + e transformada num pequeno museu com antigas peças vitivinícolas, pertença da família, que se encontravam dispersas por vários locais.O Museu fica localizado no centro da Quinta dos Mattos, junto à estrada, entre Galafura e Covelinhas e poderá ser visitado de Segunda a Sexta-Feira. Dependentemente do numero de visitantes poderá também ser visitado ao Sábado e/ou Domingo sendo conveniente a marcação prévia.

                           

 

 
 

Coimbra de Mattos @ 2009 - Todos os direitos reservados                                                          Desenvolvido por: Justweb.pt